segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Coronavírus encontrado em sorvete feito na China a partir de leite em pó da Nova Zelândia


O lote de sorvetes foi feito com matérias-primas como leite em pó da Nova Zelândia e soro de leite em pó importado da Ucrânia. Foto: AP


Um especialista sugere que a descoberta é provavelmente "pontual" e não precisa ser motivo de pânico.

Autoridades antiepidêmicas no município de Tianjin, no norte da China , estão rastreando pessoas que podem ter estado em contato com os lotes, que foram produzidos pela Tianjin Daqiaodao Food Company.

Todos os produtos produzidos pela empresa estão lacrados e acondicionados depois que as amostras que ela encaminhou à central municipal para controle da doença nesta semana deram positivo para coronavírus .

Investigações epidemiológicas iniciais indicam que a empresa produziu o lote de sorvete com matérias-primas, incluindo leite em pó importado da Nova Zelândia e soro em pó importado da Ucrânia.

O Dr. Stephen Griffin, um virologista da Universidade de Leeds, disse à Sky News que o desenvolvimento provavelmente não causará "pânico".

"É provável que isso tenha vindo de uma pessoa e, sem saber os detalhes, acho que provavelmente é um caso isolado", disse ele.

"É claro que qualquer nível de contaminação não é aceitável e sempre causa preocupação, mas as chances são de que isso seja resultado de um problema com a planta de produção e potencialmente devido à higiene na fábrica."

Ele explicou que a temperatura fria em que o sorvete era armazenado e o fato de conter gordura poderiam explicar por que o vírus havia sobrevivido nas amostras colhidas - mas sugeriu que a notícia não deveria causar grande alarme.

“Provavelmente não precisamos entrar em pânico, achando que cada pedaço de sorvete de repente ficará contaminado com coronavírus”, disse ele.

Os 1.662 funcionários da empresa foram colocados em quarentena e submetidos a testes de ácido nucleico na quinta-feira, seguindo a orientação do Centro de Controle de Doenças de Tianjin.

As autoridades disseram que a empresa produziu 4.836 caixas de sorvete contaminado com COVID , 2.089 das quais estavam fechadas em um depósito.

Um total de 935 caixas do sorvete, das 2.747 caixas que entraram no mercado, estavam em Tianjin e apenas 65 foram vendidas ao mercado.

As autoridades disseram que os residentes que podem ter comprado o produto devem relatar sua saúde e movimentos físicos para as pessoas em suas comunidades.

A cidade também informou as autoridades reguladoras do mercado em outras províncias para onde o sorvete foi enviado para que possa ser rastreado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE