A pressão das concessionárias de distribuição de energia elétrica de todo Brasil junto a Agência Nacional de Energia Elétrica - (ANEEL), se for aceita, pode levar a um colapso total, um dos setores que mais tem crescido economicamente no Brasil nos últimos três anos, que é o de energia solar ON-GRID. Ou seja, geração solar compartilhada.
Mesmo com os equipamentos ainda muito caro no Brasil, a geração solar compartilhada pode está com os dias contados, e pode ser 100% prejudicada, gerando com isso desemprego e desabastecimento no mercado fotovoltaico brasileiro.
Entenda o caso
Na verdade o que as concessionárias quer, é obrigar a Agência Nacional de Energia Elétrica - (ANEEL) a criar uma resolução que permita a cobrança de uma taxa pelo uso da rede elétrica das concessionarias. Taxa essa, a ser pago por quem compra e instala um gerador solar.
Para conseguir seu intento, algumas concessionárias pressionadas pela concorrência que tem aumentando a cada dia, e com isso diminuindo o faturamento das mesmas, muitas tem dificultado até mesmo a homologação de alguns projetos de geração solar fotovoltaica compartilhada.
Nilton Sezar Ferreira Barros
È técnico em Energia Solardesde o ano de 1996.
Açailândia-Maranhão
(99) 99122-7528
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE