O sol é a fonte de energia mais abundante no Brasil, país com uma das mais altas médias de radiação solar do mundo devido a sua posição geográfica e grande extensão territorial.
E é nessa fonte, que hoje representa apenas 1% da geração elétrica nacional, que se projeta a maior parte da matriz elétrica brasileira daqui a alguns anos.
Segundo estudo da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), até 2040 serão 126 GW de energia gerados pela luz do sol no Brasil, o que tornaria a fonte a nova líder do setor, desbancando a minguante fonte hídrica.
Essa projeção baseia-a no atual crescimento da tecnologia solar fotovoltaica no país, a qual capta e converte diretamente os raios solares em energia elétrica, limpa e segura.
O crescimento se faz por dois segmentos distintos, o de geração distribuída, no qual consumidores instalam os sistemas de energia fotovoltaica para geração própria, e o de geração centralizada, representado pelas grandes usinas solares.
Se no segmento distribuído a fonte se mantém como líder, com 99,4% dos geradores instalados, na geração centralizada ela vem ganhando força, com vários projetos já em operação e mais deles em construção ou sendo contratados nos leilões de energia do governo.
Entre os projetos já em operação, concentrados em sua maioria na ensolarada região Nordeste, compilamos abaixo os 7 com as maiores potências instaladas, segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Confira:
Usina Solar Pirapora - Pirapora - MG - 321 Megawatts
Usina Solar Nova Olinda – Ribeira do Piauí - PI – 210 Megawatts
Usina Solar Ituverava – Tabocas do Brejo Velho – BA - 196 Megawatts
Usina Solar Bom Jesus da Lapa - Bom Jesus da Lapa - BA - 158 Megawatts
Usina Solar Guaimbê - Guaimbê - SP - 150 Megawatts
Usina Solar Apodi - Quixeré – CE – 132 Megawatts
Michel A. Gildin Acherboim
Assessor de Comunicação
Tel:(11) 3661-3131 | Cel: (11) 98542-5120
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE