sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Após morte de Teori, povo pede Sérgio Moro no Supremo

As redes sociais estão 'fervendo' com pessoas pedindo a indicação de Sérgio Moro para o Supremo.


Nas redes sociais um dos assuntos mais comentados é a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki. Ele foi vítima de um acidente aéreo na tarde desta quinta-feira (19), em Paraty, Rio de Janeiro. Diante dessa tragédia, será necessário um novo nome para substituir o ministro e o povo pede na internet a indicação de Sérgio Moro. Em menos de 1 hora, após confirmada a morte do ministro, mais de 24 mil comentários estavam pedindo que o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, seja o nome a ser indicado para o lugar de Teori.


Lava Jato
De acordo com o regimento do STF, o presidente do Brasil Michel Temer será o encarregado de indicar um juiz para substituir Teori. E esse ministro indicado por Temer será responsável por todo o processo da Lava Jato, que estava com Teori.
Conforme regimento interno da Corte, no artigo 38, inciso IV, caso algum ministro declare aposentadoria, renúncia ou venha a falecer, o juiz que entrar em seu lugar deverá arcar com todo o processo de sua relatoria.
Uma outra possibilidade, que também pode ser determinada, é uma redistribuição dos processos pela presidente da Corte, Cármen Lúcia, conforme diz o artigo 68: "Em carácter excepcional, poderá o presidente da Corte Suprema fazer uso da faculdade prevista no artigo".

Desafios pela frente

O novo relator da Lava Jato terá grandes desafios pela frente. Ele entrará num momento de grande tensão política, devido os 77 depoimentos dos executivos da Odebrecht. Segundo informações, nessas delações existem informações importantíssimas sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a ex-presidente Dilma Rousseff, e o presidente Michel Temer, além de possível citação de ministros do STF.
Segundo o ex-presidente da Corte, Carlos Velloso, os processos aguardariam o sucessor. Após Temer escolher o nome, o Senado irá avaliar a aprovação e caso for aceita, ocorrerá a posse.
Velloso disse que Temer tem que pensar muito bem em quem vai escolher porque o ministro que entrar terá enormes trabalhos pela frente e substituirá um juiz de grande competência.