Segundo revista The Economist, Brasil vai passar
Itália, França e Reino Unido em viagem de negócios
A
principal revista sobre Economia do mundo (The Economist) destaca o crescimento
do turismo de negócios no Brasil. Baseada em pesquisa internacional, a revista diz
que turismo internacional no Brasil, de responsabilidade da Embratur, vai
passar Itália, França e Reino Unido. Para Flávio Dino, presidente da Embratur,
os avanços são resultado de investimentos no setor turístico nacional.
Nota da
coluna de turismo da revista The Economist, a revista destaca
estudo da consultoria GBTA (Global Business Travel Association) apontando as
grandes perspectivas para o setor de turismo de negócio no Brasil.
O texto
destaca que o país vive um ótimo momento do turismo doméstico no segmento de
negócios, que este ano deve crescer 12,9%, movimentando US$ 27 bilhões.
“Atualmente,
as viagens domésticas dominam o mercado brasileiro de turismo no segmento negócios.
Mas, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no horizonte, novas oportunidades
vão aparecer e mais empresas devem se interessar por esse mercado”, afirma a
nota da Economist.
O estudo
avalia que, nos próximos dois anos, o Brasil deve superar Itália, França e
Reino Unido no mercado de turismo de negócios.
Para o
presidente da Embratur, Flávio Dino, o estudo aponta ótimas perspectivas para o
setor no Brasil. “As estimativas da GBTA vêm confirmar o nossa percepção a
partir dos números do setor e do ranking da ICCA”, avalia.
WTM e ICCA
Um dos indicativos de sucesso no mercado de
negócios e eventos é a participação do Brasil no ranking da
Associação de Congressos e Convenções (ICCA, pela sigla em inglês). Em seu
último relatório, a instituição apontou que o Brasil subiu duas posições no
ranking, de 9º para 7º colocado – sendo o único da América Latina entre os 10
primeiros.
Ao todo, o país recebeu, em 2011, 304 eventos
classificados como internacionais segundo os critérios da ICCA – o que
representou um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, quando foram
realizados 275 eventos.
Desde
2003, quando a Embratur passou a cuidar exclusivamente da divulgação do destino
Brasil, o número de eventos ICCA foi multiplicado por cinco. “Outro bom sinal é
mais que dobramos, desde 2003, o número de cidades que recebe eventos ICCA, o
que, além de ser um fato positivo para o desenvolvimento local, é importante
porque mostra que mais destinos estão se capacitando para receber esses
eventos”, avalia Dino.
Outro sinal da expansão do mercado de viagens de
negócios é a captação da feira britânica World Travel Market Latin (WTM), para
o Brasil. Em abril deste ano, pela primeira vez será realizada, em São Paulo, a
World Travel Market Latin America, principal feira do setor de Viagens e
Turismo da América Latina, um evento voltado para operadores que promove a
América Latina para o mundo e o mundo para América Latina.
A WTM Latin America será realizada
anualmente na capital paulista, polo econômico do continente, e
contribuirá com o volume de negócios realizados para setor
de Viagens e Turismo, bem como para o posicionamento do continente
latino americano como uma das regiões mais importantes do mundo.
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