Esporte e arte para a educação e o desenvolvimento humano. Esta é a essência dos projetos Caravana do Esporte e Caravana da Música, realizados pela ESPN Brasil em parceria com o UNICEF, Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury.
Com uma equipe de mestres em educação e uma rede de mais de 50 grandes ídolos do esporte brasileiro, a Caravana leva mensalmente as atividades esportiva e artística com foco educacional para municípios de baixos índices sociais do país, tendo como prioridade as seguintes regiões: semi árido, Amazônia, comunidades tradicionais quilombolas e indígenas, e periferias de grandes centros urbanos.
Desde 2005, a Caravana já atendeu diretamente 145 mil crianças e adolescentes e de 14 mil professores da rede pública de ensino de 56 municípios de 15 estados brasileiros. Com atividades que seguem os princípios: participação de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.
Os principais resultados obtidos com o projeto são: queda na evasão escolar, maior envolvimento dos pais nas atividades da escola, maior participação das crianças em sala de aula, diminuição da violência e do trabalho infantil, maior motivação dos profissionais da educação pública e construção de políticas públicas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.
O documentário de 1 hora de duração, exibido mensalmente pela ESPN Brasil, é o principal registro jornalístico da ação destes projetos, com abordagem sócio-econômica da realidade da infância, da educação pública, além de questões históricas, culturais, geográficas e ambientais da região visitada.
Desde 2005, o documentário da Caravana recebeu importantes premiações como o Prêmio APCA de Melhor Programa Esportivo da TV Brasileira (2005); Menção Honrosa nos Prêmios Ibero-americanos de Comunicação (UNICEF Espanha – 2005/2006); finalista do Prêmio Esso de Telejornalismo (2005/2006), Prêmio Mídia da Paz (2007/2008) e mais recentemente a menção honrosa no Prêmio Internacional Giorgio Binchi pela Promoção do Esporte (Itália).
Em seu sétimo ano de atuação, a Caravana traz novidades: o projeto está inscrito na Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte, que permite às empresas investirem parte do imposto de renda em projetos esportivos. Neste ano, o projeto ganhou o apoio de importantes patrocinadores como Fundação Telefônica, Itaú, Pepsico e Nextel.
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